O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) homologou, na sessão desta terça-feira (27), a revisão do eleitorado ocorrida em três municípios do Litoral Norte do Estado - Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul e Mampituba - no final de 2011.
Com a decisão, foram canceladas cerca de 2,5 mil inscrições do Cadastro Eleitoral, de eleitores que não compareceram ao recadastramento. São 1.216 títulos cancelados em Dom Pedro de Alcântara, 653 em Morrinhos do Sul e 618 em Mampituba. A homologação foi unânime.
Os eleitores dessas três cidades tiveram de se apresentar à 85ª Zona Eleitoral (ZE), a que pertencem os municípios, no período de 7 de novembro a 16 de dezembro, para fazerem seu recadastramento. No dia 9 de dezembro, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Gaspar Marques Batista, esteve na 85ª ZE para acompanhar o processo.
Investigação levou às revisões
Em setembro de 2011, atendendo a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), a Corte do Tribunal havia autorizado uma correição nas três cidades para investigação de supostas irregularidades no alistamento eleitoral. O procedimento revisou uma parcela do eleitorado das localidades, e indicou, segundo o desembargador Batista, "possibilidade muito forte" de que o cadastro eleitoral tivesse sido fraudado, o que resultou, então, no recadastramento de todo o eleitorado dos municípios.
Fonte: ASCOM/TRE-RS